casafachi

arquitetura residencial

Este projeto nos trouxe a oportunidade de explorar o potencial de criação dentro da nossa linha autoral que temos trabalhado na atualidade. Uma casa localizada em condomínio, com um terreno amplo e de ótimas dimensões frente a área construída pretendida pelos proprietários. Por mais que os programas de necessidades para uma moradia muito se pareçam, buscamos criar situações novas a cada projeto e somando ao perfil dos moradores e as referências pesquisadas tornam cada projeto único.

fachadafrontal

O percurso central do jardim até o hall externo, é marcado pela presença de duas camadas de painéis vazados que camuflam tanto o hall de entrada quanto a garagem, o objetivo foi despertar curiosidade e trazer privacidade, tanto ao momento de entrada e saída de veículos, quanto ao hall interno que, por detrás desse painel vazado, possui uma grande abertura. A porta de entrada, em painel de madeira ripado, se destaca junto ao jardim do hall externo, não menos importantes, os demais materiais e elementos que não só complementam mas destacam por si só a fachada, como o piso em granilite e a base dos volumes em tijolo a vista.

passeiointerno 

Ao entrar na casa, o hall de caráter intimista separa a chegada daquilo que está por vir, através do ripado de madeira, oferece uma visão parcial para as salas. Ao sair do hall, a sala de estar, apesar da grande altura do pé direito, também traz a sensação de acolhimento, ao descer pelos degraus, deparamos com o piso de madeira natural, um espaço de vegetação sob a escada e a lareira a lenha, muito útil para os dias típicos do inverno curitibano. Finalizamos nosso passeio ao passar pela sala de jantar, integrada com a cozinha que se abre totalmente para uma varanda coberta e essa nos conecta com o jardim, piscina e churrasqueira.

casasustentável

O projeto foi concebido para que a casa esteja pronta para receber o que houver tanto de tecnologia sustentável quanto atuar de forma passiva, enquanto arquitetura, seja no conforto ambiental que considera itens como posição das janelas, tamanho e proteção do sol, quanto nos materiais que fazem as paredes de vedação, entre muitos outros. Na questão da tecnologia, por exemplo, o telhado preparado para receber 35 placas fotovoltaicas terá capacidade de produzir energia, reduzindo a conta de a um patamar que pode chegar a tarifa mínima, na garagem, veículos elétricos se beneficiarão com carregamento a custo zero.

O reaproveitamento de água da chuva com uso de tratamento específico no próprio local capacita o uso em todos os pontos de usos da casa. Além disso, o controle de uso em dispositivos como sanitários, torneiras e chuveiros auxiliam na redução do consumo, tornando consciente o uso racional da água.  

FICHA TÉCNICA

Local: Curitiba-PR
Ano do projeto: 2021
Área do terreno: 600 m²
Área construída: 355 m²

EQUIPE

Arquiteto Fábio Machado
Designer Sandro Balsano
Arquiteta Patrícia Bordignon
Arquiteta Lorena S de Queiroz
Lucas Araújo