VOLTAR

Sede CAU/IAB

Concurso - arquitetura

“Monumental, não no sentido de ostentação, mas no sentido da expressão palpável, por assim dizer, consciente, daquilo que vale e significa.” Lucio Costa


A proposta para a nova Sede do CAU/BR e IAB/DF aposta na Monumentalidade consequente da consciência, simbolizando, através de sua arquitetura, as características que representam e consagram suas Instituições.

A lâmina pura, que marca a dimensão longitudinal do lote, é interrompida pelo edifício que ocupa o terreno em sua porção transversal, consolidando o átrio como espaço de circulação e conexão entre os três blocos resultantes desta cisão. A divisão em blocos torna clara espacialmente a instalação das funções independentes do programa proposto para o CAU/BR, IAB/DF e IAB Corporativo.

A relação entre os blocos de edifícios e o espelho d’água, o térreo elevado sobre pilotis e a proposta de conexão do pedestre com a quadra posterior ao lote, através de uma praça, consagra o conjunto arquitetônico e os espaços formados pela conexão entre cheios e vazios.


Ficha técnica

  1. Local: Brasília - DF
  2. Data do projeto: Novembro de 2016
  3. Área: 7.500m²
  4. Arquitetos responsáveis:
    1. M4+: Augusto Pimentel Pereira
    2. Ingrid Okraska Zimermann
    3. Marcio Dambroski Buzzo
    4. Rodrigo Ribeiro
    5. studio VTX: Fábio Niro Machado
  5. Arquiteto consultor: Reginaldo Reinert
  6. Design: Sandro Balsano
  7. Colaboradores: Frederico Huckembeck (M4+), Nicole Camargo